terça-feira, 14 de julho de 2009

Homenagem - Heath Ledger

Heath Andrew Ledger (Perth, 4 de abril de 1979 — Nova Iorque, 22 de janeiro de 2008)


Ledger nasceu em Perth, Austrália Ocidental. Era filho de Sally Ledger Bell, uma professora francesa, e Kim Ledger, um piloto de corridas e engenheiro de minas. A mãe de Ledger descende do clã Campbell da Escócia e a família do seu pai é conhecida em Perth por ser a dona da Casa de Fundição Ledger. Tinha três irmãs, Kate, Olivia Ledger e Ashleig Bell. Heath e sua irmã Kate receberam esses nomes como homenagem aos personagens principais do livro Wuthering Heights de Emily Brontë. A Fundação de Caridade Sir Frank Ledger recebeu este nome por causa de seu bisavô. Ledger estudou na Guildford Grammar School, onde teve a sua primeira experiência de ator numa peça sobre Peter Pan, aos dez anos de idade.


Na manhã do dia 22 de janeiro de 2008, a empregada Teresa Solomon entrou com sua própria chave no apartamento do ator, situado no bairro do Soho - Nova Iorque, para seu trabalho habitual. Por volta das treze horas, foi trocar uma lâmpada no quarto de Ledger e percebera que ele ainda estava dormindo.


Às 14h45, a massagista Diana Wolozin apareceu para sua sessão agendada com o ator. Como Diana e a empregada não obtiveram resposta ao bater na porta do quarto de Ledger, a massagista resolveu entrar e tentar acordar Ledger, que segundo depoimento dado a polícia, já estava frio a esta altura.


Diana acreditava que Ledger estava apenas inconsciente, então pegou o celular do ator e ligou para a atriz Mary-Kate Olsen, que era amiga de Ledger e cujo número estava na memória, e perguntou a ela o que deveria fazer. Olsen, que também vive em Manhattan mas se encontrava na Califórnia, respondeu que enviaria seus seguranças privados para ajudar na situação. Na sequência, a massagista ligou para o resgate. A atendente da emergência ainda orientou Wolozin nas técnicas de reanimação.


Os paramédicos chegaram minutos depois, praticamente no mesmo momento em que os seguranças de Olsen também apareceram. Mas era tarde - o jovem ator, de apenas 28 anos já estava morto.


Diversas hipóteses foram levantadas pelas autoridades e a imprensa em relação à verdadeira causa da morte prematura do ator, inclusive suicídio. Após duas semanas de investigação, o IML de Nova Iorque finalmente concluiu que a causa da morte havia sido por intoxicação acidental de remédios prescritos (oxicodona, hidrocodona, diazepam, temazepam, alprazolam e doxilamina) com efeitos calmante e sonífero.


O funeral de Ledger aconteceu em Perth, Austrália, sua cidade natal, no dia 9 de Fevereiro de 2008. Na ocasião, houve uma breve homenagem de 90 minutos e apenas 10 pessoas, entre amigos e familiares foram autorizadas a estar presente no evento reservado.


Ledger foi cremado e suas cinzas dispersas na sua praia australiana favorita. Após isso, seus parentes e amigos juntaram-se ao mar numa emocionante celebração coletiva, uma última homenagem ao jovem ator.

Memorial feito para Ledger em frente a sua casa

Heath Ledger

Informação geral

Nome completo

Heath Andrew Ledger

Outros nomes

Heathcliff Andrew Ledger
Heathy

Data de nascimento

4 de abril de 1979

Local de nascimento

Perth, Austrália Ocidental, Austrália

Data de falecimento

22 de janeiro de 2008 (28 anos)

Local de falecimento

Nova Iorque, Nova Iorque, Estados Unidos

Ocupação

ator

Altura

1,85 m

Trabalhos notáveis

Ennis Del Mar em Brokeback Mountain
William em
A Knight's Tale
Coringa ou Joker em The Dark Knight

Óscares da Academia

Melhor Ator Coadjuvante
2009 - Coringa / Joker em The Dark Knight (póstumo)

Prémios Golden Globe

Melhor Ator Coadjuvante
2009 - Coringa / Joker em The Dark Knight (póstumo)

SAG Awards

2009 - Coringa / Joker em The Dark Knight (póstumo)

BAFTA

2009 - Coringa / Joker em The Dark Knight (póstumo)

Outros prêmios

MTV Movie Awards


2006 - Melhor Beijo (dividido com Jake Gyllenhaal)


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Heath_Ledger


Nenhum comentário:

Postar um comentário