domingo, 21 de junho de 2009

Homenagem - Matthew Shepard





Minutos antes da primeira hora do 12 de outubro, morria no Poudre Valley Hospital em Fort Collins, Colorado, o jovem universitário Matthew Shepard. Cinco dias antes ele havia sido encontrado por ciclistas em estado de coma num poste de madeira em Laramie, 30 milhas a noroeste de sua cidade, Cheyenne, Wyoming. A princípio aqueles que o socorreram acreditaram-se tratar de um espantalho: a posição distorcida e aquela desfiguraçãocorporal não podiam ser de alguém de carne e osso. Ele tinha sido brutalmente espancado, teve seu crânio esmagado (provavelmente pela coronha de um revólver) e foi abandonado ao relento em uma noite que registroutemperaturas abaixo de zero.

Estudante de Ciência Política na Universidade de Wyoming, Shepard era abertamente homossexual e mantinha ligações com grupos ativistas da universidade e entidades nacionais. As provas circunstânciais mostram que ele foi levado ao local por dois outros jovens, Aaron McKinney, 22, e Russell Henderson, 21, que o abordaram na saída do bar Fireside Lounge dizendo também serem gays. Ambos, assim como suas namoradas têm fama de homofóbicos radicais e os dois já haviam sido antes julgados por outros crimes como roubo e espancamento. Tudo indica que serão julgados por assassinato em primeiro grau e podem ser condenados a morte.

Matthew Shepard foi sepultado (junto com suas aspirações à diplomacia e a trabalhar junto a entidades de defesa dos direitos humanos) em sua cidade natal Casper, Wyoming, na tarde de sexta-feira dia 16. Centenas de pessoas estiveram presentes, empunhando bandeiras do arco-íris e mensagens de condolência e apoio à família, sem se importar com a chuva e a neve que insistiam em desabar sobre suas cabeças. Representantes de Clinton, assim como Sean Mahoney, o deputado abertamente gay da Casa Branca, marcaram presença no funeral, que teve também cobertura completa por emissora de rádio nacional. Perto de duas dezenas de manifestações anti-gay foramregistradas por policiais, o primeiro contra-ataque efusivo das forças reacionárias no caso, mas sem maiores desdobramentos.Era um momento de pesar.

fonte:http://mixbrasil.uol.com.br/pride/intolerancia/shepard.htm


Nenhum comentário:

Postar um comentário