Título Original: Before Night Falls
País de Origem: EUA
Ano: 2000
Duração: 125 min
Diretor: Julian Schnabel
O enredo conta a história de Reinaldo Arenas (1943-1990), um poeta e escritor cubano que foi duramente perseguido pelo regime comunista por ser homossexual. Falado todo em inglês, o filme abre espaço para que Bardem recite em espanhol diversos dos poemas de Arenas. Entre os atores coadjuvantes, está o diretor brasileiro Hector Babenco, que interpreta Virgilio Piñeyro, um dos intelectuais homossexuais perseguidos na mesma época que Arenas, e o ator americano Johnny Depp com dois papéis, num deles como o travesti Bon Bon.
Nascido num povoado pobre, o escritor sobreviveu a uma infância difícil e voltou-se para a literatura. Ainda em Cuba, começou a ganhar prêmios. Mas sua notoriedade acentuou-se quando seu livro El Mundo Delirante venceu o prêmio de Melhor Obra Estrangeira na França, em 1969.
Com a fama, vieram também os primeiros problemas com o regime cubano, já que o livro havia sido levado clandestinamente para o exterior. Marcado por ser homossexual, Arenas foi condenado à prisão. Chegou a ser enclausurado numa solitária pequena e infecta no presídio de El Muro, que funcionava como uma espécie de campo de concentração do regime cubano para intelectuais gays.
Os anos de prisão prejudicaram a sensibilidade e o físico do escritor. Quando ele obteve licença para emigrar para os EUA, em 1980, já estava muito abatido, física e psicologicamente. Em Nova York, acabou contraindo o vírus da Aids e morreu precocemente, aos 47 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário