quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dica De Filme - Almost Normal

O filme tem uma proposta interessante, que é a de discutir o que é "ser normal" numa sociedade "normal" aonde a heterossexualidade é dominante por um gay que insiste em afirmar que é "diferente". O protagonista, Brad, é um gay enrustido que queria apenas "ser normal" (palavras dele), algo que não consegue porque, simplesmente, ele é gay (novamente, palavras dele). Não podendo "ser normal", ele se enterra nos livros, vira doutor, dá aulas de literatura em uma importante universidade estadunidense e, aos 40 e alguma coisa, fica babando pelo físico sarado dos esportistas e vivendo a sua vida solitária...


... até que sofre um acidente de carro e acaba sendo transportado para um mundo aonde está vinte e poucos anos mais novo, o "normal" é ser gay e os heterossexuais são hostilizados por "fugirem do padrão", sendo chamados de "reprodutores" (pejorativamente, é claro).


Uma vez nesse "mundo ideal", Brad está novamente no colegial e finalmente tem a oportunidade de "viver" e de se relacionar com o jogador de futebol americano que era a sua paixão platônica no "mundo real". Ele acaba conquistando-o como namorado, mas somente até se apaixonar por sua melhor amiga no "mundo real". Dessa forma, ele é novamente hostilizado por "não ser normal", mas dessa vez por ter beijado alguém do sexo oposto, sendo obrigado a freqüentar guetos heterossexuais.


A história é interessante, mas a opção por ser uma comédia leve diluiu o debate que o filme se propôs a discutir (se é que ele tinha essa intenção) um tema bem polêmico, principalmente por partir de um gay. Longe de ser um chato panfletário e militante, me diverti com o filme, apenas comecei a torcer por algo mais "profundo", mas a repetição de clichês (invertidos, óbviamente) deixou-o banal e passável.


Fonte:http://berrandofilmes.blogspot.com/2007/05/almost-normal.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário