segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Dica De Filme - Saló - 120 Dias de Sodoma

Título original: Salò o le 120 giornate di Sodoma

País: Itália

Ano: 1975.

Direção: Pier Paolo Pasolini.

Duração: 116 min.


Enclausurados dentro de uma mansão, aos jovens italianos de "Saló" (baseado no texto original de Marquês de Sade) não lhes resta mais nada, lembremos da cena no início em que uma garota é dispensada do recrutamento por lhe faltar um dente, comparação óbvia com a escolha de um animal, os jovens, o humano, em "Saló" é tratado basicamente como pura bosta.

Um chute no saco a tudo aquilo que Pasolini já havia atacando durante todo seu cinema (e talvez por isso "Saló" seja sua obra mais comunal), cada personagem de palavra no filme representa uma ordem de poder, o duque (a nobreza), o bispo (a igreja), o presidente (a política) e o magistrado (a justiça) - só ficou de fora um jornalista no controle da mídia.


Horroshow em pelicula, no segundo e mais contudente ato do filme, o Círculo da Merda, um dos algozes força uma jovem a comer seu escremento: a garota terá que engolir tudo aquilo que já foi produzido, digerido e defecado, ela terá que comer todo o podre do sistema humano. Nessa cena, Pasolini propõe mais do que um exercício fugaz de exposição (ao contrário da gritante e infantil técnica de Gaspar Noé em "Irreversível" que mais parece um capítulo de novela global com softgore) ele está questionando toda a estrutura social como produtora e alimentadora do proletariado - perceberemos isso da forma em que Pasolini escolhe começar a filmar a cena, ele a filma de longe.


Mas além de "Saló" mexer em casa de marimbondo, ele cinematográficamente oferece uma experiência sadística para aqueles corajosos que o contemplam, como querendo instalar no espectador uma "mea culpa", a culpa de se estar assistindo, a culpa de ser apenas espectador. Função vouyeristica do olhar aonde nem o próprio diretor deve ser riscado - para Pasolini quem filma/acusa é também responsável, colocando todos no mesmo patamar, artista e receptor.

Desta maneira, Pasolini é anti-Tropa de Elite ou anti-Funny Games onde o diretor italiano, diferente do brasileiro e do francês, não joga o espectador a sós aos leões tirando o seu da reta. Muito pelo contrário: ele não se importa em morrer na cruz do politicamente correto para libertar nossos olhos dos pecados dos falsos justos.


Filme forte e chocante, não recomendado para quem tem estômago fraco!


Nenhum comentário:

Postar um comentário