Wyoming, EUA, outubro de 1998. Na pequena cidade de Laramie, o corpo de Matthew Shepard, um estudante universitário de 19 anos, foi encontrado preso a uma cerca com marcas de um brutal espancamento. Dois outros jovens moradores da região foram descobertos como os autores do crime. Não demorou muito tempo para que a polícia descobrisse que a condição de homossexual foi determinante para que escolhessem Matthew como vítima.
Um mês depois da tragédia, o dramaturgo nova-iorquino Moisés Kaufman viajou até Laramie com planos de criar uma obra teatral que servisse como reflexão sobre o episódio. Nas palavras de Kaufman "o projeto não é apenas sobre o caso. É sobre a cidade: por que aconteceu em Laramie, o que os moradores estão dizendo, como eles se sentem e o que pensam a respeito do que aconteceu".
"The Laramie Project" é a versão filmada do trabalho, com um grande elenco de atores interpretando os membros da comunidade. Este filme é uma mistura de ficção com documentário pois vários atores fazem o papel dos habitantes de Laramie, porém todo o contexto utilizado é baseado em depoimentos reais.
Você verá que enquanto algumas pessoas expressam sua compaixão mesmo sem terem conhecido o estudante Matthew Shepard, por outro lado algumas ainda mostram uma cultura maligna e perversa contra aqueles que são diferentes assim dito por elas, por apenas assumirem sua sexualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário