terça-feira, 29 de setembro de 2009

Dica De Filme - Tudo Sobre a Minha Mãe

Todo Sobre Mi Madre

ano de lançamento ( Espanha ) : 1999

direção: Pedro Almodóvar

duração: 01 hs 41 min


Esteban completa 17 anos. Para comemorar, Manuela (Cecilia Roth), sua mãe, o leva ao teatro para ver a peça "Um Bonde Chamado Desejo". Enquanto esperam um autógrafo da atriz que interpreta Blache Dubois, Huma Rojo (Marisa Paredes), Manuela confessa emocionada a Esteban que interpretou esse mesmo papel há 20 anos, junto com o pai dele, de quem Estaben não sabe nada. Como presente de aniversário, Manuela promete contar a ele tudo sobre seu pai. Mas um acontecimento inesperado a impede de falar com Esteban. Desde esse dia Manuela guarda um caderno de seu filho, com anotações para um história intitulada Tudo Sobre Minha Mãe, e promete a si mesmo sair em busca de "Lola", que antes se chamava também Estaban e agora, como travesti, se apresenta como mulher - e é o pai de seu filho.


Tudo Sobre Minha Mãe mostra situações e personagens únicos que sem dúvida possuem um realismo que provoca risos e lágrimas. É com certeza um filme onde descobrimos algo sobre nós mesmos.



Dica De Filme - Taboo

# título original:Gohatto

# gênero:Drama

# duração:01 hs 41 min

# ano de lançamento:2000


Sozaburo (Ryuhei Matsuda), um jovem de dezoito anos, torna-se um dos membros de uma tropa de samurais especialmente selecionados pelo Shogun, conhecidos como Shinsengumi. Os guerreiros, extremamente hábeis no uso de espadas, são treinados para matar quem se opuser ao regime do Shogun. Sozaburo se envolve numa relação homossexual com alguns dos guerreiros do grupo. Ele se considera culpado pelo crime envolvendo dois guerreiros que se apaixonaram por ele.


Tabu é a adaptação de várias novelas de um escritor japonês famoso, Ryotaro Shiba (1923-1996). A ação se desenrola num clã de samurais de elite, o Shimsengumi, encarregados de combater os "contra-revolucionários" em Kyoto em 1865. A chegada nesta comunidade de Kano, um adolescente de físico andrógino, atiça os ciúmes destes homens dilacerados pela guerra.


Além da história de amor de desenlace trágico, o cineasta relata uma página decisiva da história do Japão, à beira da guerra civil. O Shimsengumi estava a serviço do governo militar que, durante vários séculos, confiscou o poder do império e queria abrir o país à influência estrangeira. O governo militar será vencido pelo imperador que se tornará de repente o campeão da independência nacional. Em 1868, há o advento da dinastia Meiji.


Tabu é um filme contemporâneo que denuncia a tentação fascista inerente à sociedade japonesa, declara Oshima. O Shimsengumi era uma espécie de escola do fascismo", diz ele. Com este filme, Nagisa Oshima propõe uma obra de grande beleza plástica, onde o estetismo só faz aumentar a violência dos sentimentos e do drama que tece.


Embora se trate de um filme de samurais, ele declara que não rodou Tabu como um filme histórico. "Para mim, não há diferença com um outro gênero de filme, não se pode compreender o mundo dos samurais sem mostrar o aspecto homossexual fundamental desta comunidade", assinala o cineasta.